Secretaria da Educação participa de debate que incentiva formação em Licenciatura 14/10/2025 - 15:06

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, 15 de outubro, 700 estudantes que estão concluindo o curso técnico de Formação de Docentes de escolas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana participaram do “Geração Professor: uma escolha que transforma”, evento em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), Instituto Destino Brasil e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).


O objetivo é promover reflexões sobre a profissão de docente, valorizar a identidade do professor e possibilitar o acesso a práticas educacionais, por meio de palestras e experiências para o aperfeiçoamento acadêmico e profissional dos participantes, além de apresentar ao público cursos de Licenciatura. 


“Essa é uma atividade que está em consonância com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Paraná, na medida em que favorece a articulação entre teoria e prática, potencializando o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e reflexivas essenciais à atuação docente. E a presença dos nossos alunos é uma oportunidade singular para o fortalecimento da escolha profissional, para a ampliação de conhecimentos e para a consolidação de uma prática crítica”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 


Desde 2019, a Secretaria Estadual da Educação vem investindo na expansão da Educação Profissional no Estado. “Saímos de 14 mil estudantes que ingressaram na modalidade em 2019 e passamos a 50 mil, e hoje são mais de 112 mil estudantes que fazem parte da Educação Profissional na rede estadual. Nós ficamos muito felizes, porque o curso de Formação Docente é o terceiro mais escolhido. Atualmente, temos 12.333 alunos que fizeram essa opção, e eles trazem consigo a semente da transformação”, reforça Anderfabio Oliveira, diretor de Educação da Seed.  


FORMAÇÃO DE DOCENTES – O debate é fundamental nesse momento em que estudos apontam para um déficit significativo na educação básica que pode chegar a 235 mil em 2040, segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).


“Sabemos que o Brasil enfrenta a escassez de profissionais nas áreas de licenciatura, especialmente em Matemática, Física e Química. A carência de professores nessas áreas impacta diretamente a qualidade do ensino e limita o potencial de desenvolvimento educacional do País”, destacou o professor Cesar Candiotto, da Escola de Educação e Humanidades da PUC-PR.


“Eventos como este evidenciam o nosso compromisso e também o das instituições na formação de professores da Educação Básica e na viabilização da formação universitária para nossos jovens”, disse Marilene Duarte Rocha de Oliveira, coordenadora pedagógica da Educação Profissional da Seed e ex-aluna do curso de Formação de Docentes. 


Ao longo do evento, a universidade apresentou ao grupo de alunos o Bolsa Magistério, um programa destinado aos estudantes que concluíram o Ensino Médio em cursos de Magistério, com bolsas de estudo que podem chegar a 50% para as licenciaturas em Filosofia, História, Letras Português-Inglês, Pedagogia e Ciências Sociais. As licenciaturas em Matemática, Física e Química contemplam o benefício de 60% a partir da segunda mensalidade, até o final do curso. 


Outra forma de ingresso que possibilitará a bolsa é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para essa modalidade, serão considerados os candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio em curso Magistério. Além disso, o processo seletivo considerará o aproveitamento das notas do Enem realizadas a partir de 2013, superiores a 450, sem zerar a redação. 


Oportunidade que a estudante da 3ª série do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Edmar Wright, em Almirante Tamandaré, Gabrielly dos Santos, pretende agarrar porque quer fazer faculdade de Pedagogia. “Um valor mais em conta vai fazer toda a diferença; até porque, eu acho a profissão de professor linda e vale a pena continuar, porque a educação precisa de profissionais que estejam dispostos a ensinar, a se dedicar”, afirmou.


“Gosto muito do Ensino Fundamental, mas confesso que tenho uma paixão muito grande pela Educação de Jovens e Adultos, a EJA, porque eu acho que toda pessoa merece uma segunda chance. Aquela que não teve a oportunidade de concluir os estudos no tempo certo”, afirmou. 


ESCOLHA PELA EDUCAÇÃO – Se a carreira do Magistério representa um desafio à formação humana, aceitá-la tem se tornado uma realização para quem escolheu ser educador. Foi o caso de Marytta Rennó, coordenadora da Educação em Tempo Integral da Seed. “Sou suspeita porque sempre me emociono quando falo sobre educação, eu escolhi ser professora. Hoje estou fora da sala de aula, mas minha formação é como professora de Matemática. Faz mais de 20 anos que entrei para a área, da qual tenho muito orgulho”, afirmou.


Outro escolhido pela educação foi Ademar Pereira, presidente do Instituto Destino Brasil. ONG criada para guiar e transformar a sociedade brasileira, por meio da sustentabilidade e da educação. “Eu fui escolhido pela educação e vocês já escolheram, porque cursaram o Ensino Médio na área. Não foi à toa. Então, aproveitem essa oportunidade para seguir. Há uma grande necessidade por bons professores. Há mercado de trabalho e há possibilidades”, falou. “Celebrar o professor e celebrar um profissional que transforma a vida das pessoas”.